Plano de Desenvolvimento da Gestão e do Cuidado: uma ferramenta do Apoio Institucional/FESF-SUS às Equipes de Gestão da Atenção Básica

Autores

  • João André Santos de Oliveira Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) SUS, Bahia, Brasil.
  • Grace Fátima Souza Rosa Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) SUS, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.539

Palavras-chave:

FESF-SUS, Modelo Tecnoassistencial, Gestão da Atenção Básica, Apoio Institucional, Gestão Compartilhada.

Resumo

O modelo de gestão nas Secretarias Municipais de Saúde – SMS sofre influência da racionalidade gerencial hegemônica, o que traz uma fragilidade na gestão da atenção básica, dificultando a transformação do Modelo Tecnoassistencial e distanciando a equipe de gestão do seu objeto de trabalho: a produção do cuidado pelas Equipes de Saúde da Família – EqSF. A Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS, criada em 2009 na Bahia, tem como um de seus objetivos o desenvolvimento da gestão municipal, através da gestão compartilhada dos serviços contratualizados. Para isso, tem produzido estratégias, como o Plano de Desenvolvimento da Gestão e do Cuidado – PDGC, construído entre a equipe de apoiadores institucionais e Comissões de Acompanhamento e Avaliação – CAA, referências para o acompanhamento do Contrato de Gestão. A elaboração dos PDGC ocorreu em 22 municípios e preconizou a identificação de necessidades prioritárias entre apoiador institucional e CAA, na perspectiva da gestão compartilhada. Uma importante necessidade identificada por alguns destes foi a reorganização do processo de trabalho na coordenação da atenção básica e a implantação do apoio institucional municipal. O apoio institucional enquanto uma “forma de fazer” a gestão da atenção básica pode produzir transformações no processo de trabalho das equipes, qualificando o cuidado.

Palavras-chave: FESF-SUS; Modelo Tecnoassistencial; Gestão da Atenção Básica; Apoio Institucional; Gestão Compartilhada.

Biografia do Autor

João André Santos de Oliveira, Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) SUS, Bahia, Brasil.

Médico, Especialista em Gestão Hospitalar – UFBA, Especialista em Gestão em Saúde – Fiocruz, Mestrando em Saúde Coletiva – UEFS, Professor Auxiliar do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina – UFBA, Médico da Família concursado pela Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS (atuando em Função Estratégica de Gestão).

Grace Fátima Souza Rosa, Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) SUS, Bahia, Brasil.

Psicóloga Sanitarista, Especialista em Saúde Coletiva pela UFS, Mestranda em Saúde Coletiva – UEFS, Compõe a Equipe do Centro de Estudos em Educação e Saúde da Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS.

Como Citar

de Oliveira, J. A. S., & Rosa, G. F. S. (2012). Plano de Desenvolvimento da Gestão e do Cuidado: uma ferramenta do Apoio Institucional/FESF-SUS às Equipes de Gestão da Atenção Básica. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.539

Edição

Seção

Artigos originais