Uso da rede social Facebook como ferramenta de comunicação na área de educação em saúde: estudo exploratório produção científica da área – 2005 a 2011
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.581Palavras-chave:
comunicação, saúde, redes sociais, Facebook, Capes PeriódicosResumo
O objetivo da investigação foi registrar a produção acadêmica recente sobre o uso das redes sociais como ferramenta de comunicação, educação e aprendizagem na área da saúde, com ênfase na rede social Facebook. A investigação foi realizada sobre a base de dados do Portal de Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave "Facebook, educação e saúde", tendo como critério de busca o uso de conteúdo de acesso aberto mais atual, publicado durante o período compreendido entre 2005 e 2011. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, seguida de análise dos trabalhos de acordo com as temáticas especificadas nas palavras-chave. O estudo resultou em 37 trabalhos científicos sobre o tema estudado, sendo 2 brasileiros e 35 internacionais. A pesquisa categorizou os 37 artigos científicos salientando o perfil de cada trabalho de acordo com a temática abordada e metodologia utilizada. Grande parte das produções teve como recorte o uso da rede social Facebook como ferramenta de ensino/aprendizagem e muitos utilizaram a survey como base de pesquisa.Referências
ANDREWS, Trish; TYNAN, Belinda; JAMES, Rosalind. The lived experience of learners’ use of
new media in distance teaching and learning. On the Horizon, Minneapolis, Mn, USA, v. 4, n.
, p.321-330, 2011.
ASSELIN, Marlene; MOAYERI, Maryam. The Participatory Classroom: Web 2.0 in the
Classroom. Practical Strategies Literacy Learning: the Middle Years, Farmington Hills,
Michigan (USA), v. 2, n. 19, p.1-2, jun. 2011.
BOSCH, Tanja E. Using online social networking for teaching and learning: Facebook use at the
University of Cape Town. Communicatio, South Africa, v. 2, n. 35, p.185-200, 2009.
BULL, Sheana S. et al. Case Study: An Ethics Case Study of HIV Prevention Research on
Facebook: The Just/US Study. Journal of Pediatric Psychology Advance Access, Denver
(USA), v. 10, n. 36, p.1082-1092, 2011.
CAO, Yingxia; HONG, Paul. Antecedents and consequences of social media utilization in college
teaching: a proposed model with mixed-methods investigation. On The Horizon, Bingley
(UK), v. 4, n. 19, p.297-306, 2011.
CHELLIAH, John; CLARKE, Elizabeth. Collaborative teaching and learning: overcoming the
digital divide. On the Horizon, Bingley (UK), v. 4, n. 19, p.276-285, 2011.
CHEUNG, Christy M.K.; CHIU, Pui-Yee; LEE, Matthew K.O. Online social networks: Why do
students use Facebook? Computers in Human Behavior, Hong Kong, n. 27, p.1337-1343,
CHRETIEN, Katherine et al. Incorporating Social Media into Medical Education. In: ACADEMIC
INTERNATIONAL MEDICINE WEEK, 1., 2010, San Antonio. Academic Internal Medicine
Insight. San Antonio, Texas: Alliance for Academic Internal Medicine, 2010. v. 9, p. 12 – 13.
CLOETE, Sonja; VILLIERS, Carina de; ROODT, Sumarie. Facebook as an academic tool for ICT
lecturers. Sacla ’09. Proceedings of the 2009 Annual Conference of the Southern African
Computer Lecturers' Association. New York, NY: ACM, 2009. p.1-7.
CONWAY, Maree. Book review: Educating Educators with Social Media, Charles Wankel. On
The Horizon, Bingley (UK), v. 4, n. 19, p.350-354, 2011.
FABER NOVEL CONSULTING. Facebook: the “social media” revolution. A study and
analysis of the phenomenon. Creative Commons, 2007.Disponível em:
<http://www.socialmediabiz.com/resource/facebook-the-social-media-revolution-a-study-andanalysis-
phenomenon>. Acesso em: 21out.2012.
FOVET, Frédéric. Impact of the use of facebook amongst students of high school age with
social, emotional and behavioural difficulties (SEBD). In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE
ON FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, 39th., 2009, New Jersey (USA). Proceedings...
Piscataway, New Jersey: Ieee Press Piscataway, 2009. p. 1555-1560. Disponível em:
<http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1733663.1734022>. Acesso em: 21 out. 2012.
GARCIA, Paulo Sérgio. A Internet como nova mídianaeducação. 2005. Disponível em:
. Acesso em: 20 out. 2012.
GREEN, Tiim; BAILEY, Baynard. Academic Uses of Facebook: Endless Possibilities or Endless
Perils? Techtrends, Bloominghton (USA), v. 3, n. 54, p.20-22, 2010. Disponível em:
<http://www.springerlink.com/content/k777qk87v8342718/>. Acesso em: 21 out. 2012.
GREENE, Jeremy A. et al. Online Social Networking by Patients with Diabetes: a qualitative
evaluation of communication with Facebook. J. Gen. Intern. Med., New York (USA), v. 3, n.
, p.287-292, 2010. Disponível em:
<http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3043192/>. Acesso em: 21 out. 2012.
HRASTINSKI, Stefan; AGHAEE, Naghmeh M. How are campus students using social media to
support. Education and Information Technologies, New York (USA), v. 4, n. 17, p.451-
, 2011. Disponível em: <http://www.springerlink.com/content/m164l34x310p8268/>.
Acesso em: 21 out. 2012.
HYLLEGARD, Karen H. et al. An exploratory study of college student´s fanning behavior on
Facebook. College Student Journal, Alabama (USA), v. 3, n. 45, p.601-616, 2011.
JOLY, Karine. The Facebook applications: the game changer. 2008. Disponível em:
<http://www.universitybusiness.com/article/facebook-applications-game-changer>. Acesso
em: 21out. 2012.
LAMPE, Cliff et al. Student use of Facebook for organizing collaborative classroom activities.
Computer-supported Collaborative Learning, New Jersey (USA), v. 3, n. 6, p.329-347,
Disponível em: <http://www.springerlink.com/content/h9m4233168200637/>. Acesso
em: 21 out. 2012.
LOVING, Matthew; OCHOA, Marilyn. Facebook as a classroom management solution. New
Library World, Bingley (UK), v. 3-4, n. 112, p.121-130, 2011.
MARCOS, Vanessa Pasvenskas; VIZZOTTO, Marília Martins. Uso patológico da Internet em
estudantes universitários. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA SAÚDE, 2.,
, São Bernardo do Campo, SP.; CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PSICOLOGIA DA
SAÚDE, 1., 2011, São Bernardo do Campo, SP. Transformações socioculturais e
promoção de saúde. Disponível em: <http://www.metodista.br/ev/psicologia-dasaude/
anais-1/2011/comunicacao-oral/co70/CO70%20-%20TEXTO%20INTEGRAL%20-
%20Uso%20Patologico%20Da%20Internet%20Em%20Estudantes%20Universitarios.pdf>.
Acesso em: 21out. 2012.
NINE RULES OF SOCIAL MEDIA. E-book colletive. 2010. Disponível em:
<http://issuu.com/movemorecars/docs/social_media_rules>. Acesso em: 21 out. 2012.
NÚMERO de usuarios brasileiros no Facebook cresce 298% em 2011. Portal G1. 5 de janeiro
de 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/01/numero-deusuarios-
brasileiros-no-facebook-cresce-298-em-2011.html>.Acesso em: 21 out. 2012.
PARK, Namkee; JIN, Borae; JIN, Seung-a Annie. Effects of self-disclosure on relational
intimacy in Facebook. Computers In HumanBehavior, Maryland Heights (USA), n. 27,
p.1974-1983, 2011.
PEMPEK, Tiffany A.; YERMOLAYEVA, Yevdokiya A.; CALVERT, Sandra L. College students' social
networking experiences on Facebook. Journal of Applied Developmental Psychology,
Maryland Heights (USA), v. 3, n. 30, p.227-238, 2009.
PETIT, Michelle L. Implications of information technology for the health education profession.
American Journal of Health Studies, Maryland Heights (USA), v. 1, n. 23, p.1-41, 2008.
PHILLIPS, Linda Fogg; BAIRD, M. A. Derek; FOGG, B. J. Facebook for Educators. 2011.
Disponível em: <http://www.slideshare.net/ilaurie/educationfacebookapril3>. Acesso em: 20
out. 2012.
ROBLYER, Margaret et al. Findings on Facebook in higher education: a comparison of college
faculty and student uses and perceptions of social networking sites. Internet and Higher
Education, Maryland Heights (USA), v. 3, n. 13, p.134-140, 2010.
SCHWARTZ, Harriet L. Facebook as an academic tool for ICT lecturers. 2009. The Chronicle
Review.
SHERBLOM, John C. The computer-mediated communication (CMC) classroom: a challenge of
medium, presence, interaction, identity, and relationship. Communication Education,
London (UK), v. 4, n. 59, p.493-523, 2010.
SMOCK, Andrew D. et al. Facebook as a toolkit: a uses and gratification approach to
unbundling feature use. Computers in Human Behavior, Maryland Heights (USA), v. 6, n.
, p.2322-2329, 2011.
TECLEHAIMANOT, Berhane et al. Student-Teacher Interaction on Facebook: What Students
Find Appropriate. Techtrends, London (UK), v. 3, n. 55, p.19-30, 2011. Disponível em:
<http://www.springerlink.com/content/ql326w7675046354/>. Acesso em: 21 out. 2012.
THOMPSON, Lindsay A. et al. The Intersection of Online Social Networking with Medical
Professionalism. J. Gen. Intern. Med., New York (USA), v. 7, n. 23, p.954-957, 2007.
Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2517936/>. Acesso em: 21
out. 2012.
WANKEL, Charles. Management education using social media. Organization Management
Journal, New York (USA), p.251-262, 2009.
YOUNG, Jeffery R. COLLEGE 2.0: How Not to Lose Face on Facebook, for Professors. The
Chronicle of Higher Education, Washington, D.C., p.1-7, 2009. Disponível em:
<http://chronicle.com/article/How-Not-to-Lose-Face-on/24101>. Acesso em: 21 out. 2012.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.