O fluxo informacional do Sistema Nacional de Transplantes: uma Análise de Redes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.593Palavras-chave:
Análise de Redes Sociais, fluxo de informações, Sistema Nacional de TransplantesResumo
Trata-se de parte da Pesquisa de Mestrado em Ciência da Informação (CI) fazendo uso da metodologia da Análise de Redes Sociais em que se objetivou a análise da troca de informações entre a CoordenaçãoGeral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT), a Central Nacional de Transplantes (CNT) e as Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, de modo a observar como se estrutura a rede social associada ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Por meio de entrevistas e aplicação de questionários eletrônicos foi possível relacionar os canais que o fluxo informacional do SNT utiliza para compor a malha social da rede. A partir da extração de métricas relevantes se observou as lideranças da CGSNT e da CNT bem como as lideranças informais do estado de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, São Paulo e Ceará sob a abordagem da Análise de Redes Sociais. Por fim, percebeu-se que a razoável estruturação e distribuição da rede não garantiram condições necessárias para que ocorresse um fluxo uniforme e contínuo que representasse um satisfatório tráfego de informações de modo favorecer o avanço do conhecimento técnico e científico do SNT.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.