A política nacional de humanização e a mídia televisiva: um estudo sobre as possíveis divergências entre as propostas de humanização e o seriado “SOS Emergência” da Rede Globo
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i1.605Palavras-chave:
saúde coletiva, saúde pública, politicas sociais de saúde, politicas públicas de comunicação, serviço social em saúdeResumo
O presente ensaio se propõe a contrapor as possíveis divergências entre as propostas de humanização direcionadas ao campo da saúde pública do país, provenientes da Política Nacional de Humanização – PNH, com a abordagem dessa temática nos seriados veiculados pela mídia televisiva, que abordam a temática da assistência em saúde. Para tal propósito, este estudo elencou o seriado “SOS Emergência” produzido pela Rede Globo, na medida em que este se propõe a espelhar o cotidiano de uma unidade hospitalar de saúde. A escolha por tal objeto de investigação se deve ao fato de diversos autores apontarem a relevância e influência exercida pela mídia televisiva enquanto formadora de conhecimento, consenso e opinião na sociedade. Partindo da problematização apresentada e com o objetivo de identificar possíveis divergências entre as propostas de humanização provenientes do texto da PNH e a veiculação de seriados, pela mídia televisiva, que abordam a temática do campo da saúde, esse trabalho encontra-se subdividido em três principais eixos:
- O primeiro eixo aborda uma perspectiva mais bibliográfica de discussão do campo da saúde e da
humanização, sua construção histórica e um breve relato sobre a PNH.
- O segundo eixo, ainda bibliográfico, destina-se à problematização da temática referente ao
campo das políticas públicas, mídia e as correlações com a construção social coletiva.
- E, por fim, o terceiro eixo busca reproduzir trechos do seriado “SOS Emergência”, veiculado pela
Rede Globo, com o objetivo de evidenciar os contrapontos com as propostas apresentadas pelo
texto da PNH.
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Recebido em: 03/02/2011 Aceito em: 21/03/2012
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