A política nacional de humanização e a mídia televisiva: um estudo sobre as possíveis divergências entre as propostas de humanização e o seriado “SOS Emergência” da Rede Globo

Autores

  • Adriana Maiarotti Justo Psicóloga, Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Adilson Cabral Filho Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i1.605

Palavras-chave:

saúde coletiva, saúde pública, politicas sociais de saúde, politicas públicas de comunicação, serviço social em saúde

Resumo

O presente ensaio se propõe a contrapor as possíveis divergências entre as propostas de humanização direcionadas ao campo da saúde pública do país, provenientes da Política Nacional de Humanização – PNH, com a abordagem dessa temática nos seriados veiculados pela mídia televisiva, que abordam a temática da assistência em saúde. Para tal propósito, este estudo elencou o seriado “SOS Emergência” produzido pela Rede Globo, na medida em que este se propõe a espelhar o cotidiano de uma unidade hospitalar de saúde. A escolha por tal objeto de investigação se deve ao fato de diversos autores apontarem a relevância e influência exercida pela mídia televisiva enquanto formadora de conhecimento, consenso e opinião na sociedade. Partindo da problematização apresentada e com o objetivo de identificar possíveis divergências entre as propostas de humanização provenientes do texto da PNH e a veiculação de seriados, pela mídia televisiva, que abordam a temática do campo da saúde, esse trabalho encontra-se subdividido em três principais eixos:
- O primeiro eixo aborda uma perspectiva mais bibliográfica de discussão do campo da saúde e da
humanização, sua construção histórica e um breve relato sobre a PNH.
- O segundo eixo, ainda bibliográfico, destina-se à problematização da temática referente ao
campo das políticas públicas, mídia e as correlações com a construção social coletiva.
- E, por fim, o terceiro eixo busca reproduzir trechos do seriado “SOS Emergência”, veiculado pela
Rede Globo, com o objetivo de evidenciar os contrapontos com as propostas apresentadas pelo
texto da PNH.

Informações sobre o artigo

Recebido em: 03/02/2011          Aceito em: 21/03/2012



Biografia do Autor

Adriana Maiarotti Justo, Psicóloga, Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil




Como Citar

Justo, A. M., & Filho, A. C. (2012). A política nacional de humanização e a mídia televisiva: um estudo sobre as possíveis divergências entre as propostas de humanização e o seriado “SOS Emergência” da Rede Globo. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i1.605

Edição

Seção

Artigos originais