Ciência aberta e livre acesso à informação científica: tão longe, tão perto
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.627Palavras-chave:
Ciência Aberta, Sistema de Recompensa na Ciência, Acesso à Informação, Acesso Aberto, Repositórios InstitucionaisResumo
Quatro séculos atrás, ciência aberta (open science) e ampla disseminação da informação fizeram parte do corolário que deu os contornos da República da Ciência. Esses princípios imprimiram ao conhecimento científico o caráter de bem público, recompensado pelo financiamento e acesso públicos. O século XXI testemunha uma preocupação crescente com a privatização do conhecimento e com a restrição do fluxo de informação. Tão longe, tão perto. Tradições antigas e recentes misturam-se nesse caminho, engendrando novos interesses e produzindo novas tensões. Restaurar o caráter público do conhecimento significa repensar do sistema de recompensa da ciência. Espaço para novas políticas e novas alianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.