Recursos Digitais em Livre Acesso na Universidade de Coimbra: Estudo Geral e Alma Mater
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.635Palavras-chave:
Acesso livre, Informação científica, Biblioteca digital, Repositórios digitais.Resumo
A Universidade de Coimbra (UC) dispõe — nas suas várias bibliotecas, a começar na Biblioteca Geral (a mais antiga e maior delas todas) — de um conjunto enorme e notável de recursos bibliográficos resultantes da sua longa história e da sua vasta actividade, que tem vindo a disponibilizar ao longo do tempo. Recorrendo às tecnologias de informação que passaram a estar disponíveis, iniciou aquela Universidade, na primeira década deste século, uma nova abordagem na produção e disponibilização dos recursos de informação que resultou em maior exposição pública e, portanto, na valorização dos recursos existentes. Procurou-se, com a ajuda desses meios, ampliar à difusão pública a produção científica e pedagógica dos docentes, investigadores e estudantes da UC, à semelhança do que já faziam outras grandes universidades internacionais e nacionais no âmbito do chamado “Acesso Aberto”. A publica- ção em linha de trabalhos correntes produzidos na UC passou a ser efectuada em 2007 através do repositório Estudo Geral. Por outro lado e pouco depois, em 2010, começou a ganhar corpo uma biblioteca digital de fundo antigo, que permitiu expor universalmente algumas obras do património das bibliotecas da UC — a Alma Mater. Descrevemos aqui as iniciativas que tiveram lugar na UC para promover e disponibilizar tanto a produção mais recente da sua comunidade académica em acesso aberto como o valioso espólio antigo das suas bibliotecas, apresentando o crescimento e o estado actual daqueles dois repositórios digitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.