Direitos sociais e inclusão: mediações e movimentações de pessoas com deficiência em conferências de saúde
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.639Palavras-chave:
Comunicação e Saúde, Pessoas com deficiência, Conferências de saúde, Mediações, InclusãoResumo
Este artigo resulta de pesquisa de mestrado sobre a participação de pessoas com deficiência em conferências de saúde realizadas no Brasil em 2011 e tem o objetivo de apresentar análises acerca das mediações e movimentações deste segmento populacional nestes espaços, na reivindicação pelo direito humano à saúde. A partir de uma pesquisa qualitativa, buscou-se compreender como estas pessoas, com suas práticas discursivas nem sempre expressas pela voz, mas por outras manifestações corporais, entre mãos e cadeiras de roda, participam destes fóruns, considerados aqui espaços públicos de múltiplos discursos e mediações, marcados por jogos de poder. Ganham destaque as demandas apresentadas por pessoas com deficiência nas conferências analisadas, como eram vistas pelos demais grupos sociais presentes, de que forma suas reivindicações apareceram em relatórios de conferências anteriores e em que medida estes espaços asseguram direito à participação a elas. As análises apontam que há movimentações de pessoas com deficiência em conferências, apesar de obstáculos relacionados à acessibilidade, sobretudo comunicacional, e à invisibilidade. Estas movimentações variam de uma conferência para outra e a recorrência de reivindicações nos relatórios e nas entrevistas realizadas evidenciam a persistente distância entre os direitos previstos na legislação e a efetivação de políticas públicas inclusivasDownloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.