“Cartão da Mulher”: processos comunicativos na construção de um material de saúde impresso

Autores

  • Cristina Maria Ganns Chaves Dias Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem
  • Larissa Beatriz do Carmo Moreira Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem
  • Adriana Kelly Santos Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.640

Palavras-chave:

Comunicação e saúde, Materiais impressos, Saúde da mulher

Resumo

 As estratégias de promoção à saúde visam atuar nos aspectos determinantes do processo saúde-adoecimento para provocar transformações das práticas comunitárias e profissionais em saúde e construir parcerias entre usuários/comunidade, profissionais e instituições prestadoras de serviço. O ato de comunicar-se compreende o processo de partilha de ideias, atitudes e emoções. Nesse sentido, refletir sobre o processo comunicativo é algo indissociável da promoção à saúde e produção de cuidado. Entre maio de 2010 e maio de 2011, investigou-se as práticas comunicativas entre profissionais de saúde e usuárias da Estratégia de Saúde da Família através de uma pesquisa realizada em seis Unidades de Atenção Primária a Saúde de Viçosa-MG, adotando a metodologia da problematização e a técnica da observação participante. Este artigo apresenta a elaboração de um material impresso intitulado "Cartão da Mulher" que almeja incentivar a produção de práticas dialógicas e humanizadas entre mulheres, profissionais das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e acadêmicos

 

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Como Citar

Dias, C. M. G. C., Moreira, L. B. do C., & Santos, A. K. (2013). “Cartão da Mulher”: processos comunicativos na construção de um material de saúde impresso. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6. https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.640