Comunicação no Brasil: o que temos e o que queremos
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.647Palavras-chave:
comunicação, internet, assimetria, saúde coletiva, mídia, riscoResumo
Este artigo trata do tema das políticas públicas de comunicação e sua relação com a saúde coletiva. Objetiva tratar dos fatores de risco à saúde coletiva produzidos por mensagens de comunicação veiculadas em emissoras de TV, de rádio, na internet, em revistas e jornais. Problematiza a propaganda dirigida aos menores de idade, as estratégias de marketing e propagandas para a venda de medicamentos, os valores éticos adotados na sociedade contemporânea e a concepção da saúde como uma mercadoria. Outro ponto tratado é o da comunicação como oportunidade. As oportunidades que tais mensagens e veículos de comunicação oferecem para melhorar o acesso às informações, para reduzir a assimetria informacional, para estabelecer novos formatos nas relações sociais e, com isso, produzir melhor qualidade de vida, mais saúde. Este artigo é também o resultado de estudos realizados por integrantes do Grupo Técnico de Trabalho sobre Comunicação em Saúde (GTCom) da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) para trabalhos e palestras apresentados no IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e para a participação estratégica de representantes na I Conferência Nacional de Comunicação.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.