Controle social e regulação da propaganda de medicamentos:consulta pública sobre propaganda de medicamentos expõe fragilidades do processo de participação social da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Autores

  • Álvaro César Nascimento Fiocruz
  • Fernanda Affonso de Paula Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.648

Palavras-chave:

vigilância sanitária, propaganda, medicamentos, mídia, controle social

Resumo

 Este artigo analisa a debilidade do mecanismo da Consulta Pública como parte da modelagem de controle social da Anvisa, demonstrando a incapacidade dessa ferramenta de assegurar a incorporação das proposições apresentadas pela sociedade. UUtiliza, como exemplo, o processo de elaboração da nova regulação da propaganda de medicamentos. Quatro fragilidades caracterizavam o instrumento de regulação anterior: 1. A fiscalização e punição de irregularidades eram realizadas após a infração, quando a população já fora submetida a risco; 2. As multas tinham baixo valor; 3. Não havia mecanismo que impedisse que as multas fossem repassadas aos preços dos produtos; 4. A frase "A persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado", ao invés de conscientizar sobre os riscos da automedicação, estimulava pelo menos o primeiro uso de medicamentos sem receita. Segundo dados da Anvisa e de estudos acadêmicos, 90% da publicidade medicamentosa continham irregularidades. Ao rejeitar – no âmbito da Consulta Pública 84/2005, instaurada para elaborar uma nova Resolução – dezenove proposições encaminhadas por órgãos de consumidores, entidades científicas, profissionais de saúde e especialistas em uso correto do medicamento, a Anvisa manteve todas as principais fragilidades do modelo regulador anterior, deixando de equiparar o modelo brasileiro aos mais avançados no mundo.

Biografia do Autor

Álvaro César Nascimento, Fiocruz

 Jornalista, mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj, com especialização em Informação e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/Fiocruz. Tecnologista do Departamento de Ciências Sociais da Ensp/Fiocruz, atua também como editor de conteúdo da página eletrônica do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária – Cecovisa. Foi Coordenador de Comunicação Social da Presidência da Fiocruz e editor e coordenador do Programa Radis – ENSP/ Fiocruz.

Fernanda Affonso de Paula, Fiocruz

Farmacêutica com habilitação em Indústria pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Saúde Pública na Subárea de Planejamento e Gestão em Saúde na ENSP/ Fiocruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando em temas como propaganda de medicamentos e vigilância sanitária.

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Como Citar

Nascimento, Álvaro C., & Paula, F. A. de. (2010). Controle social e regulação da propaganda de medicamentos:consulta pública sobre propaganda de medicamentos expõe fragilidades do processo de participação social da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.648