O processo de regulação democrática da comunicação na Argentina

Autores

  • Santiago Marino Universidad Nacional de Quilmes
  • Guillermo Mastrini Universidad Nacional de Quilmes
  • Martín Becerra Universidad Nacional de Quilmes e Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.652

Palavras-chave:

políticas de comunicação, Argentina, Ley de Servicios de Comunicación Audiovisual

Resumo

 A aprovação da Ley nº 26.522 de Servicios de Comunicación Audiovisual provocou uma mudança de rumo: tornou o Estado responsável pela garantia dos direitos sociais à comunicação. Essa mudança de rumo foi objeto de uma campanha de descrédito tão incomum, que provocou a convulsão dos principais grupos aos quais a lei surpreendeu sem estratégia. Sua suspensão, por parte da Suprema Corte de Justiça, evidencia a importância que tem a lei para um sistema de meios de comunicação estruturado com base na concentração de propriedade, na centralização da produção e na ausência de meios públicos não-governamentais. A aplicação da nova norma promete afetar e transformar esses três aspectos, em um contexto de convergência digital que o artigo também analisa.

Biografia do Autor

Santiago Marino, Universidad Nacional de Quilmes

Coordenador do Mestrado em Industria Culturales, da Universidad Nacional de Quilmes. É assessor do programa Legislação da AMARC ALC e AMARC Argentina.

Guillermo Mastrini, Universidad Nacional de Quilmes

Diretor do mestrado em Industria Culturales, da Universidad Nacional de Quilmes. Foi presidente da Federación Argentina de Carreiras de Comunicación Social.

Martín Becerra, Universidad Nacional de Quilmes e Universidad de Buenos Aires

Professor Titular da Universidad Nacional de Quilmes e da Universidad de Buenos Aires. Pesquisador adjunto do Conicet. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB).

Downloads

Como Citar

Marino, S., Mastrini, G., & Becerra, M. (2010). O processo de regulação democrática da comunicação na Argentina. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.652