Saúde, comunicação e religiosidade: algumas explorações sobre a sua relação com a morte e com a sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.660Palavras-chave:
religiosidade, saúde, morte, medicina, pílula do dia seguinteResumo
Apresentam-se aqui dois trabalhos resultantes de pesquisas empíricas nas quais foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e cujos conteúdos envolvem a temática da religiosidade no campo da saúde, abarcando os subtemas da representação da morte em contextos hospitalares e do uso da pílula do dia seguinte. Em relação ao tema da morte foram estudados, em um hospital universitário de grande porte do Rio de Janeiro, estudantes e docentes de medicina; no que toca ao tema de pílula do dia seguinte os estudados foram jovens de 13 a 20 anos de ambos os sexos e profissionais de saúde, ambos da zona sul do município de São Paulo. Sem que se possa generalizar os achados, os dados das pesquisas revelam processos dinâmicos em curso no modo como se entende (ou se deveria entender) aquelas regiões do viver humano – como a morte e os valores morais – que não são facilmente enquadráveis a partir de uma perspectiva estritamente científico-tecnológica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.