Religiões afro-derivadas na web: cyberterreiros e afrodiáspora global

Autores

  • Ricardo Oliveira de Freitas CNPq

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.665

Palavras-chave:

internet, religiões afro-brasileiras, novas tecnologias de comunicação, midiativismo

Resumo

Através de websites, listas e grupos de discussão (mailing lists), redes sociais (social networking) e blogs voltados para questões das religiosidades de matrizes africanas, avalio a contribuição da Internet para a criação de uma nova rede de sociabilidade que se constrói através da substituição do terreiro real pelo terreiro virtual e para a transformação de religiões centradas na tradição oral em religiões hipertextuais, ao se [re] configurarem no espaço virtual, espaço da imagem-texto, espaço do hipertexto. Tal fato aponta uma nova realidade: a democratização do saber (mesmo do saber secreto, litúrgico) e a abertura para uma nova configuração do campo religioso afro-derivado diaspórico como espaço para divulgação global das religiões afro-derivadas, com a oferta de serviços mágico-religiosos ou como recurso identitário ? momento em que a Internet transforma religiões antes tidas como religiões de e para minorias em religiões globais e, por isso, em religiões inclusivas.


 

 

 

 


 

 

Biografia do Autor

Ricardo Oliveira de Freitas, CNPq

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Bahia. Pós-Doutorando no Programa Avançado de Cultura Contemporânea do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro– PACC/ FCC/UFRJ. Bolsista CNPq e FAPESB. Santa Cruz, Bahia, Brasil.

Como Citar

Freitas, R. O. de. (2015). Religiões afro-derivadas na web: cyberterreiros e afrodiáspora global. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.665