A valorização da espiritualidade nas práticas de educação popular em saúde desenvolvidas na atenção básica

Autores

  • Patrícia Serpa de Souza Batista Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.667

Palavras-chave:

saúde coletiva, atenção básica, aaúde da família, espiritualidade, educação popular em saúde

Resumo

Este artigo visa evidenciar a valorização da espiritualidade nas práticas de educação popular em saúde desenvolvidas na atenção básica. O trabalho com a saúde desenvolvido na atenção básica deve considerar o indivíduo em sua essência, como um ser que tem necessidades no âmbito biológico, no psicológico, no social e no espiritual, as quais precisam ser percebidas e cuidadas. A ação educativa, norteada pela educação popular, favorece ao encontro com essa dimensão sutil que é a espiritualidade, pois é desenvolvida com base em princípios que envolvem o fortalecimento de vínculos, a relação dialogada, a escuta sensível, a solidariedade, a afetividade, a valorização da dignidade humana, entre outros. Em momentos de dor e de sofrimento, a valorização da espiritualidade pode ser extremamente transformadora, conduzindo o doente e seus familiares a renovarem o ânimo e a buscar novas formas de enfrentamento da realidade desafiadora que estejam vivenciando. Conclui-se, entre outros aspectos, que esse é um tema ainda pouco debatido na formação universitária em saúde. Sugere-se que as academias priorizem a temática espiritualidade em seus currículos, permitindo ao futuro profissional adquirir uma maior amplitude de conhecimentos, com vistas a melhor se preparar para a prática cotidiana do cuidar, no contexto da atenção básica.

 

 

 

Biografia do Autor

Patrícia Serpa de Souza Batista, Universidade Federal da Paraíba

Professor Assistente do Departamento de Enfermagem Clínica da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

 

Como Citar

Batista, P. S. de S. (2015). A valorização da espiritualidade nas práticas de educação popular em saúde desenvolvidas na atenção básica. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.667