Análise do processo de implementação do Programa Telessaúde Brasil Redes em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.680Palavras-chave:
Políticas públicas de saúde, Formulação de políticas, Telemedicina, Informática médica, Atenção Primária à Saúde.Resumo
A telessaúde vem ampliando seu campo de ação no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Atenção Primária à Saúde (APS). Pernambuco desenvolve a telessaúde com financiamento do Ministério da Saúde e incentivos obtidos junto a agências de fomento à pesquisa, e tem ampliado suas ações através do Programa Telessaúde Brasil Redes (PTBR-Redes). Objetivou-se analisar a implementação deste programa em Pernambuco entre 2007 e 2011. O estudo foi qualitativo, e foi utilizado o método de triangulação de fonte de dados para validação da pesquisa. A institucionalização e o desenvolvimento do PTBR-Redes em Pernambuco ressalta a experiência pregressa da Universidade Federal de Pernambuco em telessaúde e a proposta para sua formulação junto a outras universidades brasileiras. A falta de articulação política no estado, a alta rotatividade de profissionais de saúde, e a dificuldade de conexão à internet são problemas que dificultam o funcionamento do PTBR-Redes. Recomenda-se que sejam realizadas avaliações aprofundadas desse programa, pois são imprescindíveis para a sua sustentabilidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.