Saúde e Gestão Democrática: uma análise crítica sobre os Conselhos de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i2.684Palavras-chave:
seguridade social, sistema único de saúde, movimentos sociais, participação, controle socialResumo
Neste artigo pretendemos estruturar uma reflexão acerca de algumas das contradições inerentes ao processo constitutivo dos espaços institucionais de controle social na política de saúde, identificando as contra-argumentações que permeiam o discurso da participação na contemporaneidade. Para tanto, ressaltamos as mudanças políticas pautadas no ideário de redemocratização, nas décadas de 1970-1980, que ampliaram as bases do conceito de cidadania, entendendo-a, também, como proteção e controle social. Da mesma forma, temos como análise as mudanças de caráter neoliberal e suas conseqüências no desmonte das políticas públicas e na consolidação dos desafios impostos à gestão democrática das mesmas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.