Diplomacia da Saúde Global*

Autores

  • Ilona Kickbusch The Graduate Institute of International and Development Studies, Global Health Programme Genebra, Suiça.
  • Chantal Berger Berger The Graduate Institute of International and Development Studies, Global Health Programme Genebra, Suiça.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i1.693

Palavras-chave:

saúde global, diplomacia da saúde global, política externa, governança, estratégia nacional

Resumo

Este artigo trata fundamentalmente do novo campo de estudo denominado diplomacia da saúde global e se concentra na diplomacia da saúde, na medida em que está relacionado às questões de saúde que transcendem as fronteiras nacionais e são globais por natureza. Debate ainda os desafios mais visíveis e a forma como estão sendo enfrentados pelos diferentes atores nos diversos níveis da governança em saúde. Descreve a natureza mutante da saúde global e da diplomacia da saúde global e analisa esses termos em contextos relevantes. Além disso, evidencia a intensificação do papel da saúde nos assuntos globais e nas relações exteriores, assim como o desenvolvimento de estratégias nacionais em saúde global estabelecidas por alguns países e resultante desse processo. Finalmente, enfatiza a necessidade de aprofundamento das análises neste novo campo de estudo, assim como a necessidade de estímulo à capacitação de diplomatas e outros profissionais que atuam hoje na arena da saúde global.

Publicado

31-03-2010

Como Citar

Kickbusch, I., & Berger, C. B. (2010). Diplomacia da Saúde Global*. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i1.693