Diplomacia da Saúde Global*
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i1.693Palavras-chave:
saúde global, diplomacia da saúde global, política externa, governança, estratégia nacionalResumo
Este artigo trata fundamentalmente do novo campo de estudo denominado diplomacia da saúde global e se concentra na diplomacia da saúde, na medida em que está relacionado às questões de saúde que transcendem as fronteiras nacionais e são globais por natureza. Debate ainda os desafios mais visíveis e a forma como estão sendo enfrentados pelos diferentes atores nos diversos níveis da governança em saúde. Descreve a natureza mutante da saúde global e da diplomacia da saúde global e analisa esses termos em contextos relevantes. Além disso, evidencia a intensificação do papel da saúde nos assuntos globais e nas relações exteriores, assim como o desenvolvimento de estratégias nacionais em saúde global estabelecidas por alguns países e resultante desse processo. Finalmente, enfatiza a necessidade de aprofundamento das análises neste novo campo de estudo, assim como a necessidade de estímulo à capacitação de diplomatas e outros profissionais que atuam hoje na arena da saúde global.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.