Brasil: potência cordial? A diplomacia brasileira no início do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i1.697Palavras-chave:
relações internacionais, política exterior brasileira, cooperação internacional, potência, não-indiferençaResumo
A política exterior brasileira e sua diplomacia conheceram um avanço significativo em seus conceitos, instrumentos e práticas no início do século XXI, o que corresponde a um novo padrão na inserção internacional do país, uma resposta aparentemente positiva diante da nova fase da globalização e caracterizada pela cordialidade. As relações internacionais do Brasil passaram nesse período por, pelo menos, quatro grandes mudanças: maior ênfase na internacionalização das empresas brasileiras, diversificação dos laços internacionais do país, atuação mais contundente nos organismos internacionais e a adoção do princípio da não-indiferença. Em seu conjunto, ao qual é possível agregar outros elementos, a política exterior brasileira revela o exercício de uma política de potência, sem que isso signifique a incorporação de valores e elementos do realismo clássico e do neorrealismo. Trata-se da construção de uma potência cordial, pretensamente cooperativa e moderna no plano internacional, porém incapaz de superar suas mazelas internasDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.