Análise do processo de enquadramento na construção midiática de doença

Autores

  • Luiz Marcelo Robalinho Ferraz Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
  • Kátia Lerner Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.735

Palavras-chave:

comunicação e saúde, doença, enquadramento, mídia, saúde

Resumo

A proposta deste artigo é refletir como a mídia constrói a concepção de doença. Partimos da ideia de que esse significado é criado por um processo de enquadramento, que confere sentidos através de uma interpretação dos fatos relacionados às diferentes moléstias noticiadas. Tomamos como base teórica o conceito de frame de Goffman (1974), Rosenberg (1977), Entman (1993) e Antunes (2009), bem como a noção de enquadramento de memória de Pollak (1989). A nosso ver, a dimensão dada através desses enquadramentos articula significados construídos em diferentes campos do saber, não sendo apenas determinado pelas concepções biomédicas. Selecionamos as matérias publicadas pela revista Veja entre setembro e dezembro dos anos de 1968 e de 1988, perfazendo um total de nove textos, a fim de avaliar
a cobertura numa perspectiva comparativa, tendo como marco histórico e legal a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Pela análise do material, verificamos uma mudança no esquema de classificação dos acontecimentos. Em 68, o termo “medicina” foi usado como estratégia de titulação das matérias em todos os textos. Já em 88, houve uma variação dos operadores para os termos “saúde”, “comportamento” e “aids”, criando uma nova subagenda sobre doença dentro da agenda cotidiana definida pelo veículo.


Palavras-chave: comunicação e saúde; doença; enquadramento; mídia; saúde

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Robalinho Ferraz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutorando em Comunicação e Saúde pelo Programa de
Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, mestre
em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, jornalista e publicitário.

Kátia Lerner, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutora em Sociologia e Antropologia (UFRJ), com  doutorado sanduíche em Sociologia pela University of California/Los Angeles, professora do  Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (Fundação Oswaldo  Cruz), pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde
(LACES/ICICT/Fiocruz) e coordenadora do Observatório Saúde na Mídia.

Downloads

Publicado

2016-10-06