A relação entre mediação e uso no campo de pesquisa em informação e comunicação na França
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v3i3.753Palavras-chave:
uso, mediação, escrita, traços de escrita, informação, comunicaçãoResumo
As noções de « mediação » e « uso » são empregadas freqüentemente nas pesquisas em ciências da informação e da comunicação na França. O principal objetivo deste artigo é de refletir sobre essas duas noções, a fim de revelar, por detrás de sua evidência « natural », alguns problemas, recursos e riscos. A idéia de mediação tem origem nas ciências antropo-sociais e fornece meios para descrever, com uma certa precisão, os processos de informação-comunicação; ela permite requalificar socialmente as dinâmicas e os regimes da cultura ; leva o pesquisador a problematizar o seu lugar próprio na circulação social dos saberes. A idéia de uso mantém um elo histórico com os estudos de recepção das mídias realizados pela sociologia “administrativa” norte-americana e evoca a funcionalidade, mesmo que não se objetive reduzi-la à tecnologia. A (as) mediação (mediações) e o uso/use não se distinguem tanto entre si pelos seus respectivos objetos, mas pelo efeito de perspectiva que produzem e a maneira muito diferente de entrever o lugar da comunicação nas práticas informacionais. Pode-se então afirmar que, numa perspectiva comunicacional, as noções de mediação, de prática e de uso atuam conjuntamente. O que não se realiza, contudo, sem tensões e paradoxos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.