Informação, comunicação e antropologia dos saberes

Autores

  • Annette Béguin-Verbrugge Universidade de Lille, Laboratório GERIICO, Lille, França

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v3i3.754

Palavras-chave:

documento, semiopragmática, formação discursiva, representação social, uso

Resumo

Em Lille, as pesquisas de SIC (Ciências da Informação e da Comunicação) articularam-se em torno do conceito de antropologia dos saberes, com forte apoio nas ciências do texto. Posto que o vínculo entre comunicação e informação estava no centro das preocupações, as noções de “texto” ou de “enunciação” foram empregadas em uma acepção muito aberta, segundo uma perspectiva pragmática que leva em conta os contextos semióticos, sociais e técnicos. Neste momento de digitalização generalizada, mais do que sobre os objetos mediáticos em si, as questões dos pesquisadores se voltam para o princípio evolutivo, sempre se deslocando em forma e alcance. Trata-se de estudar a constituição, a circulação e a apropriação dos saberes em uma perspectiva tanto sistêmica como fenomenológica.

Publicado

30-09-2009

Como Citar

Béguin-Verbrugge, A. (2009). Informação, comunicação e antropologia dos saberes. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 3(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v3i3.754