Mercado: uma imersão no universo sacro afro-brasileiro

Autores

  • Ana Cristina de Souza Mandarino Universidade Federal da Bahia, Brasil.
  • Alexnaldo Neves de Jesus Universidade Federal da Bahia, Brasil.
  • Sandra Regina Passy Secretaria do Estado de Saúde da Bahia, Brasil.
  • Estélio Gomberg Universidade Federal da Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v5i4.770

Palavras-chave:

Candomblé, Mercado Público, fitoterapia, processo saúde-doença

Resumo

Os Terreiros de Candomblé são constituídos como espaço de manutenção das tradições religiosas africanas na diáspora brasileira, mas igualmente como espaços multifuncionais para além destas, buscando fazer parte da pauta de ações sociais que visam, autonomamente ou com parcerias governamentais e internacionais, a propor o desenvolvimento de um modelo de atenção à saúde, estruturado em valores e normas e que, conjuntamente, possam dialogar de forma racional com o sistema biomédico no país, estabelecendo um cenário de oportunidades de ofertas de saúde baseados em modelos culturais diferenciados. Associa-se este modelo à compreensão destas práticas e saberes concebidos e executados pelo Candomblé como um sistema terapêutico que pode ter uma função colaborativa com os sistemas locais de saúde e suas especificidades, visto especialmente pelo uso significativo, em seu interior, de vegetais com fins terapêuticos. Diante disto, é atentar para estas práticas religiosas terapêuticas como um mecanismo que tece canais de comunicações com espaços sociais, especialmente, Mercado Público, local por excelência de consumo sacro afrobrasileiro e um assunto de políticas públicas coadunadas na agenda de políticas e programas de medicinas naturais e complementares e/ou plantas medicinais e fitoterápicos.

Palavras-chave: Candomblé; Mercado Público; fitoterapia; processo saúde-doença

Biografia do Autor

Ana Cristina de Souza Mandarino, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Professora Visitante da Universidade Estadual de Santa Cruz e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação de Estudos, Pesquisas e  Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Alexnaldo Neves de Jesus, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Graduando em Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Sandra Regina Passy, Secretaria do Estado de Saúde da Bahia, Brasil.

Especialista em Gestão da Saúde, Universidade Federal da Bahia e Administradora Hospitalar da Secretaria do Estado de Saúde da Bahia, Brasil.

Estélio Gomberg, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Pós-Doutor em Ciências Sociais, Bolsista Fapesb Pós-Doc I, Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e no  Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Como Citar

Mandarino, A. C. de S., Jesus, A. N. de, Passy, S. R., & Gomberg, E. (2011). Mercado: uma imersão no universo sacro afro-brasileiro. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 5(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v5i4.770