"As Escravas da Mãe de Deus” ou uma etno-história através de imagens e sons"
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v5i4.775Palavras-chave:
Nossa Senhora da Piedade, etno-história, crenças, escravasResumo
SinopseNuma pequena comunidade de afrodescendentes no distrito de Santana, no Estado do Amapá, é realizado anualmente, nos meses de junho e julho, um festejo em louvor a Nossa Senhora da Piedade, a festa das “Escravas da Mãe de Deus”. Na comemoração, fiéis celebram e vivenciam
crenças seculares, praticam rituais repletos de símbolos, sentidos e significados que trazem as marcas da diversidade e da convivência entre povos e culturas que se fizeram presentes desde o início da colonização no Brasil.
Ficha Técnica
Duração: 26 minutos.
Ano de lançamento: 2011.
Projeto: Decleoma Lobato.
Roteiro: Áurea Pinheiro.
Direção: Áurea Pinheiro e Cássia Moura.
Montagem: Cássia Moura.
Edição: Mário Platão.
Trilha sonora original: Sergio Matos.
Produção: Educar: artes e ofícios. E-mail:educararteseoficios@gmail.com
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.