Pesquisa de terminologias e ontologias atuais em biologia e medicina
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v3i1.816Palavras-chave:
terminologias, ontologias, biologia, medicinaResumo
Este documento apresenta o estado da arte das terminologias e ontologias aplicadas à Biologia e à Medicina. Sem a intenção de torná-lo inteiramente abrangente, descrevemos alguns dos recursos mais importantes que atualmente atraem interesse da indústria e da área acadêmica. Apresentamos uma estrutura descritiva, e comparamos os sistemas em termos de seus elementos de arquitetura, expressividade e cobertura, e também analisamos a natureza das entidades que eles denotam. Em especial, examinamos a Classificação Internacional de Doenças - CID, Medical Subject Headings – MeSH (Cabeçalhos Médicos), Gene Ontology – GO (Ontologia Genética), Systematized Nomenclature of Medicine - Clinical Terms - SNOMED CT (Nomenclatura Sistematizada de Medicina – Termos Clínicos), Generalized Architecture for Languages, Encyclopaedias and Nomenclatures - openGALEN, (Arquitetura Generalizada de Linguagens, Enciclopédias e Nomenclaturas), Foundational Model of Anatomy – FMA (Modelo Fundamental de Anatomia), Unified Medical Language System – UMLS (Sistema Unificado de Linguagem Médica) e Open Biomedical Ontologies (OBO) Foundry (Oficina de Ontologias Biomédicas Abertas).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.