Percepção do estresse ocupacional de bibliotecários que atuam na Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

Autores

  • Lucas Veras de Andrade Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), Teresina, Piauí, Brasil.
  • Joimara Lima Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.917

Palavras-chave:

Percepção, Estresse fisiológico, Estresse psicológico, Bibliotecários, Serviços de Biblioteca, Doenças profissionais, Exposição ocupacional, Esgotamento profissional, Trabalhadores, Saúde do trabalhador, Questionários, Pesquisa qualitativa.

Resumo

Este artigo aborda uma pesquisa que se debruça sobre a temática do estresse ocupacional, colocando-o em pauta na atividade bibliotecária da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).  Apresenta um breve histórico do surgimento do estresse e sua conceituação de maneira geral e, especificamente, a do ocupacional. Nosso estudo tem caráter qualitativo, contemplando levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. A coleta de dados se deu juntamente a cinco bibliotecários, cujas atribuições estão sendo desenvolvidas em três campi da Uespi, no município de Teresina (PI), tendo sido aplicado um questionário com questões abertas, que foi analisado em seguida a partir da técnica de análise de conteúdo. É demonstrado pela maioria de nossos interlocutores que a profissão não é percebida como estressante. É evidenciado ainda que, no caso dos profissionais bibliotecários analisados, os estressores estão envoltos por dois aspectos: o primeiro se refere ao fato de conciliar as atividades exigidas pelo cotidiano do trabalho, e o segundo diz respeito ao nível de satisfação dos indivíduos.

Biografia do Autor

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), Teresina, Piauí, Brasil.

Site

Especialista em Supervisão Educacional (UESPI). Pedagogo com habilitação em Gestão Educacional (UFPI). Bacharel em Biblioteconomia (UESPI). Docente das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC). Tem experiência em produções acadêmicas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. No campo da Educação prioriza desenvolver pesquisas referentes aos aspectos psicológicos existentes no espaço laboral escolar.

Joimara Lima Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil.

Site

Possui graduação em Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Bibliotecária/documentalista da Universidade Federal do Piauí. Experiência como docente no Ensino Superior, atuou como professora substituta no Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí, durante quatro (04) semestres. Atualmente, aluna do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Piauí, com previsão de conclusão para 2014. Interesse de pesquisa nos temas: docência universitária, com ênfase na prática docente do professor bacharel, saberes docente, ensino de Biblioteconomia.

Downloads

Como Citar

Andrade, L. V. de, & Santos, J. L. (2015). Percepção do estresse ocupacional de bibliotecários que atuam na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.917

Edição

Seção

Relatos de experiência