O método lógico para redação científica

Autores

  • Gilson Luiz Volpato Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Instituto de Biociências, Departamento de Fisiologia, Botucatu, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.932

Palavras-chave:

Redação científica, Publicação, Formato de Publicação, Ciência, Comunicação, Filosofia, Lógica, Qualidade do artigo.

Resumo

Aqui, defendo que as bases teóricas da ciência e comunicação devem guiar a redação científica. Cada decisão vem dessas bases, que sustentam o que chamo de método lógico para redação científica. Após uma avaliação de alguns aspectos do cenário da publicação, indico alguns dos principais requisitos lógicos e de comunicação necessários para a construção de um artigo científico. Concluo este artigo mostrando alguns raciocínios que exemplificam esses princípios para tomada de decisão durante a redação científica. Com isso assumo que os erros na redação científica indicam equívocos de ciência e comunicação.

Biografia do Autor

Gilson Luiz Volpato, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Instituto de Biociências, Departamento de Fisiologia, Botucatu, SP, Brasil.

Scholar Google

Site

Blog

Graduado (1978) em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Botucatu. Mestre (1981) e Doutor (1986) em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP, IB, Rio Claro. Pós-doutorado (1992) pelo Institute of Animal Sciences, na Agricultural Research Organization, Bet-Dagan, Israel. Docente do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP - desde 1981; é professor adjunto-III (livre-docente). Bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1B, pelo CNPq. Coordenador do grupo de pesquisas Centro de Estudos sobre Bem-estar Animal - junto ao CNPq. Presidiu a Comissão dos Editores Científicos da Unesp durante 4 anos, nas três áreas do saber. Foi coordenador de pós-gradução, chefe de departamento, presidiu a Comissão de Pesquisa do IBB-UNESP, e atuou como avaliador de pós-graduação junto à Capes. Atua há 29 anos nas áreas de Metodologia, Redação e Publicação Científica, onde publicou 10 livros (total de 19 edições) e ministra anualmente dezenas de cursos, workshops e palestras em todo o território nacional.

 

Downloads

Como Citar

Volpato, G. L. (2015). O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.932

Edição

Seção

Ensaios