Aprendizagem Baseada em Problemas: uma proposta para a formação de Técnicos em Laboratórios de Saúde Pública

Autores

  • Renato Matos Lopes Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luis Antonio de Pinho Instituto Federal do Acre. Rio Branco, Acre, Brasil.
  • Moacelio Veranio Silva Filho
  • Neila Guimarães Alves Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.
  • Luiz Anastacio Alves Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.942

Palavras-chave:

Educação profissional em saúde, Educação profissionalizante, Currículo, Aprendizagem ativa, Aprendizagem baseada em problemas, Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, Saúde pública

Resumo

No âmbito da formação profissionalizante, as características da aprendizagem baseada em problemas (ABP) propiciam uma maior aproximação dos alunos da prática profissional. Este artigo apresenta uma proposta curricular inovadora para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública, fundamentada na ABP. A lógica da estrutura curricular apoia-se em dois eixos estruturantes: 1) as principais tecnologias utilizadas nos laboratórios de saúde pública, tais como a microscopia, a volumetria, a espectrofotometria, a cromatografia e a eletroforese; e 2) as principais matrizes utilizadas nos laboratórios, tais como a água, os alimentos, a urina, as fezes e o sangue. Com esta proposta, busca-se fomentar discussões acerca da implantação de currículos e de estratégias de ensino que possam contribuir para melhorar o ensino profissionalizante no Brasil, assim como promover a formação de técnicos capazes de atuarem nos laboratórios que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB).

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Publicado

29-06-2015

Como Citar

Lopes, R. M., Pinho, L. A. de, Silva Filho, M. V., Alves, N. G., & Alves, L. A. (2015). Aprendizagem Baseada em Problemas: uma proposta para a formação de Técnicos em Laboratórios de Saúde Pública. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.942

Edição

Seção

Relatos de experiência