Produção científica brasileira sobre células-tronco nos anos 2000 a 2013: características e colaboração internacional
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.965Palavras-chave:
Bibliometria, Cientometria, Produção científica, Colaboração científica, Células-tronco.Resumo
O artigo analisa a produção científica brasileira em células-tronco publicada entre 2000 e 2013 e indexada na Web of Science. A pesquisa constitui-se num estudo bibliométrico e os resultados revelam o crescimento significativo da produção científica, o predomínio dos artigos e a preferência pelo idioma inglês. Entre as instituições mais produtivas destacam-se a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As áreas Hematologia e Transplante recebem destaque na classificação temática da produção científica, marcada pela interdisciplinaridade. O núcleo dos periódicos revela forte presença dos títulos estrangeiros e indica a difusão internacional da produção científica. A colaboração internacional alcançou o índice de 31,3% e reuniu 56 países parceiros, com destaque para EUA, Alemanha e França. Considera-se que o Brasil tem-se estabelecido como um importante agente nas pesquisas em células-tronco e que a produção científica tende a se expandir nos próximos anos, alcançando maior visibilidade internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.