Concepções de Currículo, Saúde e Tecnologia de Professores do Ensino Fundamental e sua Influência nas Práticas Educativas

Autores

  • Lucia Maria Dupret Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.990

Palavras-chave:

Saúde, Currículo, Tecnologias de Informação e Comunicação, Concepções docentes, Temas transversais

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo investigar as concepções sobre Currículo, Saúde e TDIC de oito professores das disciplinas do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Rio de Janeiro e compreender como essas concepções influenciavam e se expressavam em suas práticas pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de Observação Participante e de Entrevistas com os docentes, os quais se envolveram, mesmo que parcialmente, no planejamento, desenvolvimento e execução das atividades. Os professores que tiveram facilidade em articular e se apropriar das inovações propostas pelas atividades das Oficinas em suas disciplinas expressaram concepções mais críticas e ampliadas sobre Currículo, Saúde e Tecnologia. Os professores que tiveram mais dificuldade nessa articulação expressaram concepções mais tradicionais sobre currículo; concepções higienistas e biologicista sobre saúde, e instrumental sobre tecnologia. Todas essas concepções convivem na realidade da Escola e influenciam as abordagens e práticas dos professores em sala de aula.

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Publicado

18-12-2015

Como Citar

Dupret, L. M., & Struchiner, M. (2015). Concepções de Currículo, Saúde e Tecnologia de Professores do Ensino Fundamental e sua Influência nas Práticas Educativas. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.990

Edição

Seção

Artigos originais