Repositórios institucionais de acesso aberto à informação científica: proposta de modelo de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.996Palavras-chave:
Repositórios Institucionais, Acesso aberto, Sistemas de Informação, Comunicação Científica, RevisãoResumo
As articulações internacionais em prol do acesso aberto (AA) destacam os repositórios institucionais (RIs) como uma estratégia eficiente para a gestão da informação científica das instituições. No entanto, apesar da ampla adesão à estratégia, o desenvolvimento dos RIs tem seguido objetivos e práticas divergentes. Diante da controvérsia conceitual identificada, o estudo investigou elementos que permitem definir RIs. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura nos artigos científicos mais citados sobre o tema e que estavam indexados nas bases de dados Web of Knowledge e Google Scholar. Como resultado da análise, foi proposta uma definição para o conceito de RIs no contexto do acesso aberto e dois instrumentos de avaliação. O primeiro é um conjunto de características essenciais para a categorização de um sistema de informação como um RI. O segundo é a sistematização de oito dimensões de análise. Por fim, propõe-se modelo para avaliação de RIs.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.