“Você faz o que te faz feliz?” Então, “abra a felicidade”: as semelhanças entre as narrativas publicitárias e os relatos sobre trajetórias profissionais

Autores

  • Tatiana Oliveira Siciliano Pontifícia Universidade Católica, Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1003

Palavras-chave:

Trajetórias profissionais, narrativas individuais sobre felicidade, propaganda em televisão, subjetividade, consumo.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre como a categoria felicidade e a ideia de bem-estar estão entranhadas na lógica do consumidor moderno, a partir da comparação de 20 depoimentos sobre trajetórias profissionais de pessoas provenientes das camadas médias urbanas que mudaram de profissão, narrativas publicitárias e happy ending de telenovelas. Minha hipótese é de que existem semelhanças entre as narrativas dos que mudaram intencionalmente de profissão e a lógica do consumidor, pois o consumo pode ser visto como um configurador de identidades. As metamorfoses nas profissões aspiram a experiências mais autênticas e à conquista da felicidade e do bem-estar. Assim, além de prover o sustento, o trabalho deve ‘expressar os próprios trabalhadores’.

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Publicado

30-06-2016

Como Citar

Siciliano, T. O. (2016). “Você faz o que te faz feliz?” Então, “abra a felicidade”: as semelhanças entre as narrativas publicitárias e os relatos sobre trajetórias profissionais. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1003

Edição

Seção

Ensaios