Representações da masculinidade viril contemporânea no programa popular da Rádio Cidade FM: Hora dos Perdidos
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1123Palavras-chave:
masculinidade, rádio, performance, violência, identidade de gênero.Resumo
Este artigo busca analisar o exercício da virilidade masculina performatizada nos discursos midiáticos que circulam no cotidiano, pondo em evidência parte da dinâmica com a qual determinados valores constitutivos da cultura machista, forjados ainda na antiguidade, são atualizados pelas narrativas contemporâneas. O trabalho traz uma pesquisa sobre as narrativas midiáticas promovidas pelo programa Hora dos Perdidos da Rádio Cidade FM do Rio de Janeiro. Além disso, chama atenção também para as iniciativas de combate nas redes sociais da internet às abordagens sexistas que perpetuam a violência e a desigualdade de gênero naturalizadas em nossa sociedade. Com esta análise pretendemos perceber marcas do fluxo narrativo machista que se tornam banalizados nos discursos cotidianos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.