MedTROP - Diretório de Medicina Tropical e Saúde Pública Internacional em acesso aberto para um Desenvolvimento Sustentável: Bases de uma proposta
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1375Palavras-chave:
Diretório de medicina tropical, Saúde pública Internacional, Ciência em Português, Ciência Cidadã, Educação em saúde, Bibliotecas Médicas.Resumo
O Projeto MedTROP é uma parceria entre o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) em Portugal e a Escola Nacional de Saúde Pública / Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro - Brasil. O seu objetivo é tornar a ciência acessível aos cidadãos e os dados de investigação no domínio da medicina tropical e saúde pública reutilizáveis no futuro de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade no âmbito da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.
Centra-se em três eixos de trabalho distintos: Conteúdos: Desenvolver um Diretório de Medicina Tropical e Saúde Pública Internacional em Acesso Aberto, incentivando-se o Português como língua de Ciência. Literacia de Saúde:Melhorar as competências dos profissionais de saúde relativamente à prevenção, controle e erradicação de doenças tropicais, disponibilizando informação em acesso aberto e ministrando programas de pesquisa e literacia de informação; Literacia e Comunicação Cidadã: Criar canais de comunicação e informação da ciência ao cidadão divulgando os resultados da investigação ao público, investigadores, decisores políticos e comunidades locais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.