Integração do mecanismo de sincronização PTCRISync com o CRIS do ISCTE-IUL
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1385Palavras-chave:
Sistemas de Informação de Investigação Atual, Interoperabilidade entre CRIS, Sincronização, PTCRISync, Ciência-IUL.Resumo
A inovação e conhecimento gerados pela investigação científica só cumprem o seu objetivo se forem largamente difundidos e estiverem acessíveis à comunidade científica em particular e ao público em geral. Contudo, a multiplicidade de sistemas de gestão de ciência e repositórios institucionais existentes não permite a simples e rápida divulgação dos resultados das atividades científicas. Sob a máxima “Introduza uma vez, reutilize múltiplas”, o programa PTCRIS foi criado em 2014 com o objetivo de criar um ecossistema integrado de gestão de informação científica. Este ecossistema, que inclui o desenvolvimento da framework PTCRISync, permite que diferentes sistemas de informação possam partilhar e sincronizar informação entre eles evitando assim a duplicação de esforços dos investigadores ao não terem de depositar a mesma informação em diversos sistemas diferentes. Este artigo descreve a integração do mecanismo de sincronização PTCRISync no sistema de gestão de informação científica do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, o Ciência-IUL. São também apresentados os resultados e o impacto da implementação referida em termos de benefícios para os investigadores e instituições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.