Mapeamento de pesquisadores precursores da área de prevenção de drogas em contextos educacionais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v12i2.1515Palavras-chave:
Prevenção, Drogas, Educação, Educação em saúde, Bibliometria, Rede social, Pesquisadores.Resumo
Apesar do crescente interesse de pesquisadores pela implantação e execução de projetos de prevenção de drogas em contextos educacionais, pouco se conhece sobre a efetividade das ações e projetos desenvolvidos, bem como sobre os pesquisadores que desenvolvem essa temática. Este artigo visou agrupar informações em âmbito nacional dos pesquisadores precursores da área de estudos e conhecimento sobre prevenção de drogas em contextos educacionais e apresentar um método para o mapeamento sistemático para identificação destes pesquisadores. Por meio da análise cientométrica realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Plataforma Lattes, com utilização do software ScriptLattes, foram identificadas as produções bibliográficas, orientações, rede de colaboração e mapa de geolocalização de um conjunto de 61 pesquisadores brasileiros. Conclui-se que estratégias para identificação de pesquisadores e sua produção científica auxiliam na integralização e no compartilhamento de informações, ampliam a troca de conhecimentos e experiências, e evidenciam um mapeamento nacional de pesquisadores de determinadas áreas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.