Prevenção de drogas em contextos educacionais: uma análise da rede de colaboração entre pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i3.1561Palavras-chave:
Rede social, Pesquisadores, Prevenção, Drogas, Educação.Resumo
O conhecimento da rede de pesquisadores que atuam na área de prevenção de drogas em contextos educacionais é uma forma possível de integralizar e compartilhar informações sobre o tema. O objetivo
do estudo aqui apresentado é identificar esses pesquisadores, bem como suas produções acadêmicas, localização geográfica e participação nessa rede de colaboração científica. Para isto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa. Identificaram-se 143 pesquisadores que publicam sobre o tema, sendo, em sua maioria, pesquisadores da área da saúde que colaboram com um ou mais membros da rede. Foram obtidas 154 publicações sobre o tema. A análise da rede evidenciou maior articulação e parcerias entre os pesquisadores da área da saúde, e nenhum relacionamento destes com os pesquisadores da educação. Desta forma, conclui-se que o tema em questão necessita de maiores parcerias e integralidades de informações entre os campos do conhecimento envolvidos, para que a ciência produzida no âmbito acadêmico culmine em ações práticas mais eficazes para a prevenção dedrogas em contextos educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.