Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i1.2219Palavras-chave:
Desinformação, Covid-19, Fake news, Pós-verdade, Redes sociais.Resumo
Desde o final de 2019, o mundo tem enfrentado uma das mais graves pandemias da História: a Covid-19. Os riscos de contaminação, a busca pela cura, a necessidade de isolamento social, os números de morte que crescem a cada dia. O mundo já havia passado por tudo isso em outras crises sanitárias, mas a atual tem particularidades: graças aos avanços tecnológicos e ao advento da internet, hoje vivemos em uma sociedade em rede, na qual os indivíduos estão conectados de maneira global e a informação circula intensamente por meio de dispositivos digitais. Com instituições em crise, autoridades perdem credibilidade e vivenciamos a Era da Pós-verdade, onde reinam as fake news. Neste trabalho, discutiremos esse cenário da desinformação, infodemia e desinfodemia e traremos, de maneira expositiva, diversas fake news disseminadas durante a pandemia no Brasil – coletadas em portais de notícias, entre março e setembro de 2020, e organizadas conforme categorização temática de Posetti e Bontcheva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.