Inovação, possibilidades e limitações no uso de rastreador ocular na pesquisa em divulgação da ciência: um estudo sobre a importância da fonte de informação em textos sobre saúde
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2294Palavras-chave:
Divulgação científica, Rastreador ocular, Notícias falsas, Desinformação e saúde, Jornalismo.Resumo
Nosso estudo, fruto de uma parceria internacional, buscou aferir a importância dada por 23 leitores ao nome do veículo de publicação de quatro diferentes textos sobre temas de saúde, utilizando uma metodologia inovadora no campo de estudo acadêmico da divulgação científica – um rastreador ocular. Com ele, é possível mapear a cada instante o olhar do leitor e os pontos de fixação do olho sobre o texto, indicando a atenção do leitor. Apesar de o local de publicação ser considerado um critério importante de credibilidade da informação, nossos resultados, a partir da análise de 35.394 medições de fixações aferidas pelo rastreador ocular, indicam a pouca importância dada ao nome do veículo de publicação, ainda que o texto apresente características de notícias falsas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.