Coautorias nas publicações brasileiras sobre medicina regenerativa: assimetrias na colaboração científica internacional
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2330Palavras-chave:
Publicações científicas, Medicina regenerativa, Colaboração internacional, Terapia celular, coautoria.Resumo
A cooperação científica internacional tornou-se um fator essencial para que os países emergentes alcancem novos patamares de pesquisa, publicações e financiamento. No contexto de uma discussão analítica sobre a cooperação científica global, foram analisadas as publicações brasileiras indexadas na Web of Science e a coautoria entre pesquisadores locais e estrangeiros, com o objetivo de ilustrar as mudanças ocorridas na medicina regenerativa nas duas últimas décadas. O artigo conclui que, na última década, expandiu-se a coautoria entre autores brasileiros e destes com autores de países desenvolvidos, especialmente com aqueles dos Estados Unidos, mas também, em menor grau, com os de outros países emergentes e da América Latina. Pesquisadores brasileiros também publicaram artigos de impacto global, indicando a qualidade atingida, no país, pela pesquisa científica na área. A análise mostra que a colaboração abriu portas, no âmbito global, para a pesquisa local, mas também que as assimetrias científicas se mantiveram ao longo do tempo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.