Coletivo em Silêncio: o encontro que cria um corpo político e produz vida
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i2.2335Palavras-chave:
Práticas interdisciplinares, Corpo político, Comunicação, Arte, Participação social.Resumo
Este ensaio é um recorte de uma pesquisa mais ampla, a pesquisa de tese que observa a produção do corpo político como parte da manifestação das lutas contemporâneas. Nesse recorte, apresenta-se um relato de experiência, a partir de minha observação participante em um coletivo feminista de arte e educação, de luta antipunitivista e pelo desencarceramento – o Coletivo em Silêncio. A narrativa do trabalho apresenta também depoimentos, poesias e entrevistas concedidas à autora por mulheres atingidas pelo sistema prisional e de justiça, mulheres que foram historicamente e socialmente estigmatizadas como pessoas que não servem à sociedade e por isso podem ser descartadas. Este trabalho, que assume um caráter ensaístico, procura tornar evidentes estratégias de resistência através de práticas comunicativas e da expressão artística, e, por fim, criar espaço para que as falas dessas mulheres ressoem e possam ser escutadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.