#outubrorosa e promoção da saúde: análise das postagens no Instagram sobre o câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2366Palavras-chave:
Redes sociais online, Promoção da Saúde, Saúde materno-infantil, Doenças crônicas não transmissíveis, Educação em saúde.Resumo
O estudo apresentado neste artigo analisou a dinâmica das postagens sobre o tema da prevenção do câncer de mama no Instagram. As 300 postagens mais relevantes publicadas entre dezembro de 2019 e setembro de 2020 foram triadas a partir do uso da hashtag “#outubrorosa”. A maioria das postagens correspondia a fotos (66,33%) com questões relacionadas à prevenção primária (55,67%) que foram publicadas por não profissionais de saúde (45,33%). As postagens apresentaram em média 196,06 curtidas e 14,43 comentários. Postagens com formato de foto publicadas por não profissionais de saúde foram as que apresentaram maior número de curtidas (p < 0,01), já aquelas que abordaram o tema da prevenção primária foram as que apresentaram menor número de curtidas (p < 0,01). Conclui-se que o Instagram constitui uma ferramenta importante a ser utilizada na conscientização da população jovem sobre autocuidado, porém se sugere a necessidade de avaliação da qualidade do conteúdo postado.
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