#outubrorosa e promoção da saúde: análise das postagens no Instagram sobre o câncer de mama

Marcela Carvalho Rodrigues, Lucas França Garcia, Marcelo Picinin Bernuci

Resumo


O estudo apresentado neste artigo analisou a dinâmica das postagens sobre o tema da prevenção do câncer de mama no Instagram. As 300 postagens mais relevantes publicadas entre dezembro de 2019 e setembro de 2020 foram triadas a partir do uso da hashtag “#outubrorosa”. A maioria das postagens correspondia a fotos (66,33%) com questões relacionadas à prevenção primária (55,67%) que foram publicadas por não profissionais de saúde (45,33%). As postagens apresentaram em média 196,06 curtidas e 14,43 comentários. Postagens com formato de foto publicadas por não profissionais de saúde foram as que apresentaram maior número de curtidas (p < 0,01), já aquelas que abordaram o tema da prevenção primária foram as que apresentaram menor número de curtidas (p < 0,01). Conclui-se que o Instagram constitui uma ferramenta importante a ser utilizada na conscientização da população jovem sobre autocuidado, porém se sugere a necessidade de avaliação da qualidade do conteúdo postado.


Palavras-chave


Redes sociais online; Promoção da Saúde; Saúde materno-infantil; Doenças crônicas não transmissíveis; Educação em saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2366

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil