#outubrorosa e promoção da saúde: análise das postagens no Instagram sobre o câncer de mama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2366

Palavras-chave:

Redes sociais online, Promoção da Saúde, Saúde materno-infantil, Doenças crônicas não transmissíveis, Educação em saúde.

Resumo

O estudo apresentado neste artigo analisou a dinâmica das postagens sobre o tema da prevenção do câncer de mama no Instagram. As 300 postagens mais relevantes publicadas entre dezembro de 2019 e setembro de 2020 foram triadas a partir do uso da hashtag “#outubrorosa”. A maioria das postagens correspondia a fotos (66,33%) com questões relacionadas à prevenção primária (55,67%) que foram publicadas por não profissionais de saúde (45,33%). As postagens apresentaram em média 196,06 curtidas e 14,43 comentários. Postagens com formato de foto publicadas por não profissionais de saúde foram as que apresentaram maior número de curtidas (p < 0,01), já aquelas que abordaram o tema da prevenção primária foram as que apresentaram menor número de curtidas (p < 0,01). Conclui-se que o Instagram constitui uma ferramenta importante a ser utilizada na conscientização da população jovem sobre autocuidado, porém se sugere a necessidade de avaliação da qualidade do conteúdo postado.

Biografia do Autor

Marcela Carvalho Rodrigues, Universidade Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR

Mestrado em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar.

Lucas França Garcia, Universidade Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR

Doutorado em Ciências Médicas e Bioética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Picinin Bernuci, Universidade Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, PR

Doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

10-11-2021

Como Citar

Rodrigues, M. C., Garcia, L. F., & Bernuci, M. P. (2021). #outubrorosa e promoção da saúde: análise das postagens no Instagram sobre o câncer de mama. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 15(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2366