Construindo nós: paralelos e lições entre HIV/aids e covid-19 a partir da análise de redes semânticas no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2441Palavras-chave:
HIV/aids, Covid-19, Comunicação, Twitter, Análise semântica.Resumo
O presente artigo busca analisar postagens na rede social digital Twitter que contêm os termos ‘HIV/aids’ e ‘covid-19’ publicadas em abril de 2021, quando o Ministério da Saúde amplia a vacinação contra a covid-19 para pessoas com HIV/aids. Nosso objetivo foi o de comparar os dois acontecimentos epidemiológicos do país, evidenciar paralelos, subjetividades e lições a partir do corpus. Para tanto, optamos por um método quantiqualitativo de análise de redes semânticas baseada na coleta de conteúdos digitais, identificando-se os pares ou o conjunto de palavras que mais se conectam, formando redes de significações análogas, denominadas clusters. Como resultado, identificamos a polarização político-partidária dos comentários sobre covid-19 e HIV/aids no Twitter, a reemergência dos estigmas associados a grupos específicos, como de homossexuais e asiáticos, o espalhamento em larga escala de desinformação sobre as duas doenças, revelando um campo de tensões e de disputas narrativas e midiáticas como ferramenta ‘necropolítica’.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.