Construindo nós: paralelos e lições entre HIV/aids e covid-19 a partir da análise de redes semânticas no Twitter

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2441

Mots-clés :

HIV/aids, Covid-19, Comunicação, Twitter, Análise semântica.

Résumé

O presente artigo busca analisar postagens na rede social digital Twitter que contêm os termos ‘HIV/aids’ e ‘covid-19’ publicadas em abril de 2021, quando o Ministério da Saúde amplia a vacinação contra a covid-19 para pessoas com HIV/aids. Nosso objetivo foi o de comparar os dois acontecimentos epidemiológicos do país, evidenciar paralelos, subjetividades e lições a partir do corpus. Para tanto, optamos por um método quantiqualitativo de análise de redes semânticas baseada na coleta de conteúdos digitais, identificando-se os pares ou o conjunto de palavras que mais se conectam, formando redes de significações análogas, denominadas clusters. Como resultado, identificamos a polarização político-partidária dos comentários sobre covid-19 e HIV/aids no Twitter, a reemergência dos estigmas associados a grupos específicos, como de homossexuais e asiáticos, o espalhamento em larga escala de desinformação sobre as duas doenças, revelando um campo de tensões e de disputas narrativas e midiáticas como ferramenta ‘necropolítica’.

Bibliographies de l'auteur

Raquel Marques Carriço Ferreira, Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-graduação em Comunicação. São Cristóvão, SE

Doutorado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa.

Gabriel dos Santos Cordeiro, Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-graduação em Comunicação. São Cristóvão, SE

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publiée

2022-02-25

Comment citer

Ferreira, R. M. C., & Cordeiro, G. dos S. (2022). Construindo nós: paralelos e lições entre HIV/aids e covid-19 a partir da análise de redes semânticas no Twitter. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 16(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2441