Responsabilização em más condutas científica: opinião de editores SciELO
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v16i3.3306Palavras-chave:
Editores científicos, Más condutas científicas, Ética e integridade científica, Responsabilização, Periódicos e fluxo editorialResumo
Responsabilização (accountability) em comunicação e editoração científica é um importante tema em ética e integridade em pesquisa, e um dos grandes desafios atuais da ciência. Este artigo apresenta um estudo descritivo sobre a responsabilização e os seus atores na comunicação científica (autores, revisores, editores), partindo da questão da responsabilização desses atores e das más condutas científicas vista por editores de revista SciELO do Brasil e de países da América Latina. Apresenta resultados a partir da visão dos editores em que os autores são responsáveis, e, parcialmente, os revisores e os próprios editores.
Referências
ACCOUNTABILITY. In: BUSINESSDICTIONARY.COM. [S. l.: s. n., ca. 2020a]. Disponível em: http://www.businessdictionary.com/definition/accountability.html. Acesso em: 20 jan. 2020.
ACCOUNTABILITY. In: MERRIAM-WEBSTER DICTIONARY. [S. l.]: Merriam-Webster, [ca. 2020b]. Disponível em: http://www.merriam-webster.com/dictionary/accountability. Acesso em: 20 jan. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.BERGSTEINER, Harald. Accountability. In: IDOWU, Samuel O. et al. (ed.). Encyclopedia of Corporate Social Responsibility. Berlin: Heidelberg, 2013. p. 12-21. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-28036-8_693. Disponível em: https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007/978-3-642-28036-8_693. Acesso em: 14 set. 2022.
BOSCH, Xavier et al. Misconduct policies in high-impact biomedical journals. PLoS ONE, São Francisco, v. 7, n. 12, p. e51928, 19 dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0051928. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0051928. Acesso em: 14 set. 2022.
BRINKERHOFF, Derick W. Taking account of accountability: a conceptual overview and strategic options. Washington, DC: U.S. Agency for International Development, 2001.
CARRAWAY, Leslie N. Ethics for and responsibilities of authors, reviewers and editors in science. The American Midland Naturalis, [s. l.], v. 161, n. 1, p. 146-164, 2009. DOI: https://doi.org/10.1674/0003-0031-161.1.146. Disponível em: https://bioone.org/journals/the-american-midland-naturalist/volume-161/issue-1/0003-0031-161.1.146/Ethics-For-and-Responsibilities-of-Authors-Reviewers-and-Editors-in/10.1674/0003-0031-161.1.146.short?tab=ArticleLink. Acesso em: 14 set. 2022.
COMMITTEE ON PUBLICATION ETHICS (COPE) et al. Principles of transparency and best practice in scholarly publishing. Eastleigh: Cope, 2018. Disponível em: https://publicationethics.org/files/Principles_of_Transparency_and_Best_Practice_in_Scholarly_Publishingv3_0.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
DAMASIO, Edilson. Práticas de má conduta na comunicação científica e o fluxo editorial: um estudo com editores de revistas científicas SciELO. Rio de Janeiro, 2017. 196 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/946/6/Damasio_Tese_IBICT_2017.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
FOX, Mary Frank. Scientific misconduct and editorial and peer review processes. The Journal of Higher Education, v. 65, n. 3, p. 298-309, 1994. Special Issue: Perspectives on Research Misconduct. DOI: https://doi.org/10.2307/2943969. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2943969. Acesso em: 14 set. 2022.
HARNAD, Stevan. The post-Gutemberg open access journal. In: COPE, Bill; PHILLIPS, Angus (ed.). The future of the academic journal. 2. ed. Amsterdan: Elsevier; Oxford: Chandos Publishing, 2014. p. 179-193. E-book. DOI: https://doi.org/10.1533/9781780634647.179. Disponível em: https://www.elsevier.com/books/the-future-of-the-academic-journal/cope/978-1-84334-783-5.Acesso em: 10 set. 2014.
INTERNATIONAL COMMITTEE OF MEDICAL JOURNAL EDITORS (ICMJE). Recomendações para elaboração, redação, edição e publicação de trabalhos acadêmicos em periódicos médicos. Tradução de: Eliane de Fátima Duarte et al. Filadelfia: ICMJE, 2014. Disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/translations/portugese2014.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
INTERNATIONAL COMMITTEE OF MEDICAL JOURNAL EDITORS (ICMJE). Recommendations for the conduct, reporting, editing, and publication of scholarly work in medical journals. Filadelfia: ICMJE, atualizado maio 2022. Disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/. Acesso em: 13 set. 2022.
LAFOLLETTE, Marcel Chotkowski. Stealing into print: fraud, plagiarism, and misconduct in scientific publishing. Berkeley: University of California Press, 1996.
MAGALHÃES, Ana Paula Silva et al. Ética dos editores de periódicos brasileiros: evolução e desafios. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 26-30, 2014. DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20140013. Disponível em: http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/598. Acesso em: 14 set. 2022.
PINHO, José Antonio Gomes de; SACRAMENTO, Ana Rita Silva. Accountability: já podemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 6, p. 1343-1368, 2009. DOI:https://doi.org/10.1590/S0034-76122009000600006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/g3xgtqkwFJS93RSnHFTsPDN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 set. 2022.
POWELL, Kendall. Does it take too long to publish research? Nature, Londres, v. 530, p. 148-151, 10 fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.1038/530148a. Disponível em: https://www.nature.com/articles/530148a. Acesso em: 14 set. 2022.
ROCHA, Arlindo Carvalho. Accountability na administração pública: modelos teóricos e abordagens. Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, DF, v. 14, n. 2, p. 82-97, 2011. Disponível em: https://www.revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/314. Acesso em: 19 set. 2022. STENECK, Nicholas H. Fostering integrity in research: definitions, current knowledge, and future directions. Science and Engineering Ethics, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 53-74, 2006. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/PL00022268#citeas. DOI: https://doi.org/10.1007/PL00022268.Acesso em: 14 set. 2022.
TRZESNIAK, Piotr; PLATA-CAVIEDES, Tatiana; CORDOBA-SALGADO, Oscar Alejandro. Qualidade de conteúdo: o grande desafio para os editores científicos. Revista Colombiana de Psicología, Bogotá, v. 21, n. 1, p. 57-78, 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0121-54692012000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2022.
WAGER, Elizabeth; KLEINERT, Sabine. Responsible research publication: international standards for authors. In: MAYER, Tony; STENECK, Nicholas (ed.). Promoting research integrity in a global environment. Singapore: World Scientific Publishing, 2012. p. 311-318.WHALE, Geoff. Software metrics and plagiarism detection. Journal of Systems and Software, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 131-138, 1990. DOI: https://doi.org/10.1016/0164-1212(90)90118-6. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0164121290901186?via%3Dihub. Acesso em: 14 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edilson Damasio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.