Tipologia de mensagens falsas sobre a covid-19 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v17i3.3738

Palavras-chave:

Mensagens falsas, Notícias falsas, Rumores falsos, Desinfodemia, Covid-19

Resumo

O estudo apresentado neste artigo analisou características de notícias falsas e de rumores falsos, que têm como principal diferença a incorporação, ou não, do que caracteriza a imprensa oficial e a grande mídia. A pesquisa avaliou material sobre a pandemia de covid-19 no Brasil, entre janeiro e dezembro de 2020, utilizando o banco de dados do projeto Latam Chequea Coronavirus, que continha 838 mensagens falsas disseminadas em mídias sociais, além de blogs e sites de notícias, e, após submetidas a critérios de corte, 473 delas foram analisadas. A análise utilizou 33 categorias previstas na literatura, divididas em: caracterização, tipo, tema e técnicas de persuasão. Os resultados revelaram que: 86,89% das mensagens eram rumores; os temas mais frequentes foram “profilaxia e cura”, “políticas” e “prevenção pública”; o apelo à autoridade esteve presente em 76,74% delas e foi a técnica de persuasão mais frequente, seguida do apelo emocional (64,90%). A pesquisa mostrou como as técnicas de persuasão empregadas apoiam os temas identificados nas mensagens falsas e rumores falsos sobre a pandemia.

Biografia do Autor

Hugo Pereira Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, MG

Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Cyntia Silva Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Ouro Preto, MG

Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Guilherme da Silva Lima, Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Ouro Preto, MG

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

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29-09-2023

Como Citar

Andrade, H. P., Ferreira, C. S., & Lima, G. da S. (2023). Tipologia de mensagens falsas sobre a covid-19 no Brasil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 17(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v17i3.3738

Edição

Seção

Dossiê Saúde digital