Adoção de padrões para Registro Eletrônico em Saúde no Brasil

Autores

  • Tiago Veloso Araujo Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, São Paulo, Brasil.
  • Silvio Ricardo Pires Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Informática em Saúde, Grupo Interdisciplinar de Ciências Exatas em Saúde, São,Paulo, Brasil.
  • Paulo Bandiera-Paiva Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Informática em Saúde, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.440

Palavras-chave:

Assistência à saúde, Padrão HL7, Registro Eletrônico de Saúde, LOINC, Sistemas de registro de ordens médicas, Interoperabilidade, sistemas de informações de saúde

Resumo

Registro Eletrônico de Saúde (RES) constitui um conjunto de informações de saúde e assistência de um paciente durante a sua vida. Além de conter informações que guiarão todos os procedimentos, exames e consultas desse paciente, um RES também pode ser utilizado como fonte de informações a respeito de toda a sociedade, através de levantamentos epidemiológicos e dados demográficos de grupos ou regiões. Para garantir a interoperabilidade entre os diferentes sistemas e, consequentemente, entre registros gerados em diferentes instituições e hospitais, o desenvolvimento de um RES deve adotar alguns padrões para seus dados.  O Ministério da Saúde do Brasil regulamentou o uso de alguns padrões para RES através da Portaria nº 2.073, de 31 de agosto de 2011. Este artigo apresenta  um estudo sobre os principais padrões e terminologias mencionados nessa Portaria, que são o HL7 e o CDA, o modelo de arquétipos da Fundação openEHR e ISO 13606-2, a TISS e o DICOM, e as terminologias SNOMED-CT, LOINC e CID-10 .

 INFORMAÇÕES DO ARTIGO

Submetido: 13.dez.2013  Aceito: 10.out.2014   Publicado: 19.dez.2014

Conflito de interesses: Não há.

Fontes de financiamento: Artigo elaborado a partir de projeto de pesquisa com financiamento da Capes.

Contribuição autoral: Araujo TV: Planejamento do trabalho; análise e interpretação das evidências; redação. Pires SR: Planejamento do trabalho; desenho do estudo; revisão das versões preliminares e definitiva. Bandiera-Paiva P: Concepção; planejamento do trabalho; desenho do estudo; aprovação da versão final.

Biografia do Autor

Tiago Veloso Araujo, Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Tecnologia em Radiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e formação técnica em Eletrônica pela Etec Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Tecnólogo em Radiologia, e na área industrial, com ênfase em eletrônica de equipamentos radiológicos. Mestrado em andamento em Gestão e Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.

 

Silvio Ricardo Pires, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Informática em Saúde, Grupo Interdisciplinar de Ciências Exatas em Saúde, São,Paulo, Brasil.

Professor Adjunto 3 no Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (DIS-EPM-UNIFESP). Possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (2007), mestrado em Ciências Radiológicas pela Universidade Federal de São Paulo (2003), especialista em Física Médica na modalidade de Radiodiagnóstico pela Associação Brasileira de Física Médica (2008), graduação de Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Física-Médica, com ênfase em Radiodiagnóstico através de aplicações da Informática em Saúde.

Google Scholar

Paulo Bandiera-Paiva, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Informática em Saúde, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuídos, registro eletrônico de saúde e biologia computacional.

Google Scholar

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

Araujo, T. V., Pires, S. R., & Bandiera-Paiva, P. (2014). Adoção de padrões para Registro Eletrônico em Saúde no Brasil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.440

Edição

Seção

Ensaios