Adopción de las normas para la Historia clínica electrónica en Brasil

Autores/as

  • Tiago Veloso Araujo Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, São Paulo, Brasil.
  • Silvio Ricardo Pires Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Informática em Saúde, Grupo Interdisciplinar de Ciências Exatas em Saúde, São,Paulo, Brasil.
  • Paulo Bandiera-Paiva Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Informática em Saúde, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.440

Palabras clave:

Prestación de Atención de Salud, Historia clínica electrónica, Estándar HL7, Logical Observation Identifiers Names and Codes, Sistemas de registro de prescripciones médicas, Interoperabilidad, sistemas de información de salud

Resumen

Biografía del autor/a

Tiago Veloso Araujo, Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Tecnologia em Radiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011) e formação técnica em Eletrônica pela Etec Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Tecnólogo em Radiologia, e na área industrial, com ênfase em eletrônica de equipamentos radiológicos. Mestrado em andamento em Gestão e Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.

 

Silvio Ricardo Pires, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Informática em Saúde, Grupo Interdisciplinar de Ciências Exatas em Saúde, São,Paulo, Brasil.

Professor Adjunto 3 no Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (DIS-EPM-UNIFESP). Possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (2007), mestrado em Ciências Radiológicas pela Universidade Federal de São Paulo (2003), especialista em Física Médica na modalidade de Radiodiagnóstico pela Associação Brasileira de Física Médica (2008), graduação de Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Física-Médica, com ênfase em Radiodiagnóstico através de aplicações da Informática em Saúde.

Google Scholar

Paulo Bandiera-Paiva, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Informática em Saúde, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuídos, registro eletrônico de saúde e biologia computacional.

Google Scholar

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Araujo, T. V., Pires, S. R., & Bandiera-Paiva, P. (2014). Adopción de las normas para la Historia clínica electrónica en Brasil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 8(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.440

Número

Sección

Ensayos