Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i1.453Palavras-chave:
Telemedicina, Telessaúde, Consulta remota, Atenção primária à saúde, Teleconsultoria.Resumo
Resumo
INTRODUÇÃO: Telessaúde é a prestação de serviços de saúde por profissionais que utilizam as tecnologias de informação e comunicação para intercâmbio de informações para fins de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, processos de educação em saúde, pesquisas e avaliações. Objetivo foi identificar facilitadores e barreiras à sua incorporação na rotina de trabalho. METODOS: A amostra intencional incluiu 2 homens e 5 mulheres de diferentes distritos sanitários que fizeram uso de teleconsultorias off line. Entrevistas individuais e análise de conteúdo foram realizadas. Após a leitura flutuante dos textos das entrevistas, foram identificados os trechos correspondentes a cada uma das categorias e subcategorias do modelo explicativo baseado na Teoria da Difusão. RESULTADOS: A teleconsultoria off line é considerada de fácil utilização, promove o aperfeiçoamento e reforça o vínculo médico-paciente. Os médicos solicitantes afirmam o potencial e a pertinência da teleconsultoria off line para a atenção primária à saúde. Os entraves (sobrecarga de trabalho, debilidades no treinamento e pouca familiaridade do profissional com a informática) interagem para influenciar a decisão de utilização. CONCLUSÃO: Baixa taxa de utilização e as contradições encontradas sugerem pistas para orientar a gestão em suas ações visando à consolidação do sistema.
Recebido: 10.06.12
Aceito: 01.08.2012
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.