Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte

Autores/as

  • Sandra Silva Mitraud Ruas Silva Mitraud Ruas Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Médica Sanitarista da Gerência de Tecnologia e Informação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
  • Ada Ávila Assunção Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada na Faculdade de Medicina da UFMG e orientadora de iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado, sendo permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública na área saúde e trabalho.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i1.453

Palabras clave:

Telemedicina, Telessaúde, Consulta remota, Atenção primária à saúde, Teleconsultoria.

Resumen

Resumo

INTRODUÇÃO: Telessaúde é a prestação de serviços de saúde por profissionais que utilizam as tecnologias de informação e comunicação para intercâmbio de informações para fins de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, processos de educação em saúde, pesquisas e avaliações. Objetivo foi identificar facilitadores e barreiras à sua incorporação na rotina de trabalho. METODOS: A amostra intencional incluiu 2 homens e 5 mulheres de diferentes distritos sanitários que fizeram uso de teleconsultorias off line. Entrevistas individuais e análise de conteúdo foram realizadas. Após a leitura flutuante dos textos das entrevistas, foram identificados os trechos correspondentes a cada uma das categorias e subcategorias do modelo explicativo baseado na Teoria da Difusão. RESULTADOS: A teleconsultoria off line é considerada de fácil utilização, promove o aperfeiçoamento e reforça o vínculo médico-paciente. Os médicos solicitantes afirmam o potencial e a pertinência da teleconsultoria off line para a atenção primária à saúde. Os entraves (sobrecarga de trabalho, debilidades no treinamento e pouca familiaridade do profissional com a informática) interagem para influenciar a decisão de utilização. CONCLUSÃO: Baixa taxa de utilização e as contradições encontradas sugerem pistas para orientar a gestão em suas ações visando à consolidação do sistema.

Recebido: 10.06.12

Aceito: 01.08.2012

Cómo citar

Ruas, S. S. M. R. S. M., & Assunção, A. Ávila. (2013). Facilitadores e barreiras à utilização das teleconsultorias off-line: a experiência dos médicos da atenção primária de Belo Horizonte. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 7(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i1.453

Número

Sección

Artículos originales