Advertências sanitárias: uma estratégia de comunicação na redução do tabagismo
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i3.490Palavras-chave:
Tabagismo, Advertência Sanitária, ComunicaçãoResumo
Este artigo pretende compreender a produção dos sentidos das imagens de advertências nos maços de cigarros brasileiros como estratégia de comunicação de massa para a redução do tabagismo. O relato descritivo tem como base documentos adquirido ao longo da experiência vivida no Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde. O levantamento documental, como técnica de pesquisa, permitiu a reflexão do deslocamento dos discursos produzidos pelo tabaco, um protagonista dessa cena social. O deslocamento das estratégias discursivas através das advertências sanitárias foi do “glamour” à demonização, passou de imagens com ícones do cinema de Hollywood às figuras grotescas com danos corporais, baseadas em evidências científicas. Escolhi a imagem da Impotência Sexual (INCA, 2009) para analisar a dinâmica comunicativa do deslocamento discursivo. Apoiei-me, ainda que de forma tangencial, em conceitos como a produção dos sentidos e as representações, chaves na ciência da imagem e da semiologia. A metodologia da Análise de Discurso me conduziu na leitura dos elementos dessas imagens que vão além do signo icônico. De fato, busquei compreender a aptidão comunicativa da referida imagem vista na relação com o texto, contexto, expressado nos sujeitos, histórias e efeitos de sentidos, que extrapolam as embalagens dos maços de cigarrosDownloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.